O ato de comer é tão natural quanto intuitivo, mas o fato é que nós temos nos relacionado com a comida de uma forma uma tanto quanto transtornada, medrosa, culpada, julgadora, sofrida e ansiosa. Sentimos medo de comer, de ter fome, de termos muita comida gostosa à disposição, achamos que comer saudável não está relacionado a ter prazer. Muitas vezes não sabemos o que comer ou deixar de comer, descontamos as emoções no alimento, usamos como recompensa e, no final das contas, preferimos terceirizar nossa alimentação por não sabermos como agir. Na verdade nós reagimos ao alimento, perdemos a liberdade e a habilidade de nos conectarmos com nosso corpo, de confiar nele, e responder de uma forma mais consciente e mais livre às diversas escolhas alimentares que podemos fazer.
Na contra mão desse contexto, há uma luz no fim do túnel para termos mais paz com a comida e com nosso corpo. As práticas de Mindfulness e Mindful Eating nos habilitam e resgatar nossa sabedoria interna, nossa autorreferência, há tanto tempo perdida. Sim, pois nascemos com nosso comer intuitivo, com nossa capacidade de autorregulação, mas ao longo da vida fomos perdendo a confiança no corpo e nos deixamos levar por diversas regras externas que nos dizem o que, quanto e quando comer.
O Programa de Mindful Eating é um programa de Consciência Alimentar baseado em Mindfulness. Com profundidade, abertura, curiosidade e gentileza, levaremos nossa atenção plena e qualificada para nossos hábitos, impulsos, tendências, desconfortos, gatilhos, condicionamentos, padrões mentais e emocionais, comportamentos, automatismos, pensamentos, sentimentos, sensações. Ao trilhar essa jornada, nos permitimos desconstruir crenças, quebrar padrões e condicionamentos, e criar um espaço de consciência entre o estímulo e a resposta que escolheremos dar, o espaço das infinitas possibilidades. A partir da experiência individual de cada participante será possível perceber o que nos distancia do comer intuitivo. Vamos exercitar e cultivar a auto-observação consciente para identificar, por exemplo, nossas fomes (e são muitas!), aquilo que nos faz comer emocionalmente ou o que não nos deixa parar de comer.
Trabalharemos nos encontros ao vivo e on line de forma vivencial com práticas,meditações,experiências com alimentos e exercícios reflexivos. Há também a parte teórica, mas a base do Programa é vivencial, assim como ocorre em todos os Programas baseados em Mindfulness, em que levamos nossa atenção plena à experiência, momento a momento, sem julgamento. As práticas previstas nas sessões e na sua casa, diariamente, criarão o ambiente propício (modulação cerebral) para que a transformação ocorra: a mudança de comportamento que você tanto deseja poderá se concretizar.
Nós nos alimentamos diariamente, várias vezes ao dia. Por isso mesmo é muito fácil cairmos no “piloto automático”. Quando não percebemos o que comemos e como isso nos impacta, deixamos de fazer escolhas conscientes e, desatentos, acabamos comendo mais, ou aquilo que nosso corpo não necessita. Muitas vezes maltratamos nosso corpo, nos desrespeitamos e não percebemos nossas reais necessidades.
Mindful Eating surge, nesse contexto, como uma forma de despertar nossa Sabedoria interna e intuitiva, resgatar a confiança em nosso próprio corpo, nossa autonomia e autorreferência alimentar.
O caminho está disponível para que uma jornada de muitas descobertas e de cura possa começar.
O convite é para percorrermos junt@s a trilha do autoconhecimento e ao autocuidado. Nossa relação com a comida e nosso comportamento alimentar serão os elementos norteadores da investigação, que fluirá naturalmente a partir da observação atenta do significado do alimento e das nossas atitudes e (re)ações relacionadas ao seu consumo.
Sim, é possível termos mais paz, liberdade e leveza com a comida.
* * *
Exemplos de temas trabalhados no Programa: - Identificação dos diferentes tipos de fome; - Percepção do papel da alimentação na vida (em relação às nossas outras atividades diárias); - Relação entre estados emocionais e alimentação; - Distratores e gatilhos (fatores que influenciam nossa alimentação sem percebermos); - Percepção e diferenciação dos sinais corporais de fome e saciedade do estômago e saciedade do gosto; - Desenvolvimento de habilidades para lidar com o comer emocional, reações impulsivas, vícios e com o comer desatento (“piloto automático”); - Alimentação saudável (para adultos e crianças); - Autocompaixão, aproximação e cultivo de uma relação mais amorosa com o corpo.
Obs. O Programa não substitui eventuais tratamentos médicos ou psicológicos em andamento. Caso você esteja com sintomas severos ou graves de qualquer condição clínica (orgânica ou psiquiátrica), por favor entre em contato comigo antes de fazer sua inscrição.
Formato do Programa:
1 encontro semanal de aproximadamente 2 horas, ao vivo e on line, por 8 semanas;
práticas formais diárias (você receberá semanalmente áudios com meditações guiadas);
práticas informais diárias (convite para você inserir atitudes e percepções na sua rotina).
O Programa é oferecido periodicamente em GRUPO, mas pode ser feito também INDIVIDUALMENTE, personalizado às suas necessidades, horários disponíveis e objetivos. É possível também formarmos GRUPOS FECHADOS.
Se você deseja saber mais, acompanhe nossas redes sociais, sempre postamos informações sobre as turmas em andamento e as próximas datas em que eu oferecerei cursos de 8 semanas, assim como encontros e vivências pontuais, workshops, oficinas e palestras. Próximas turmas, vivências, workshops, oficinas, atendimento individual e valores: entre em contato para saber mais!
Se tiver qualquer dúvida ou precisar de esclarecimentos, envie um e-mail para mim! Ficarei muito feliz em responder.
* Protocolo MEHP - Mindful Eating for Health Promotion ou Alimentação Consciente para Promoção da Saúde